sexta-feira, 20 de julho de 2012

A novela da educação. 2º parte.

Olá,
Bom, hoje fiquei mais ainda preocupado com a situação dos meus colegas, estudantes de escolas públicas... Hoje completam 101 dias de greve dos professores do estado. Infelizmente, um ano perdido para mais de 1 milhão de alunos.

Os professores se mostram irredutíveis ao acordo do governo do estado. Segundo site local, ja foram realizadas 20 assembleias-gerais e nada se resolve. Nesta sexta feira (20/07) os professores desocuparam o salão do CAB(Centro Administrativo da Bahia) devido a um mandado da justiça. O govern chegou a demitor professores, o que me parece ser ilegal, sendo que fazer greve não é ilegal, e os professores são concursados. A proposta é de 22,22% , sendo que, 7,26% e 7% devem ser pago ainda em 2012; pagamento dos salários cortados nesses 3 meses e outras coisas mais.

Bom, sou super favorável a uma valorização do profissional que forma TODOS os profissionais o que no Brasil é uma piada. Aqui os que mais são valorizados são os políticos (justamente quem não vale nem 1 centavo, minha opinião, quem queiser que descorde). Fico me perguntado se realmente vale a pena passar 4 anos(no mínimo) dentro de uma Universidade, estudando, se profissionalizando e receber o salário que os professores recebem. Me pergunto POR QUE um médico, um advogado, um engenheiro, um jogador de futebol (PIADA) merecem ganhar mais que um professor, que a excessão do jogadores de futebol que a maioria(praticamente todos) não estudam, sendo que os os mesmo profissionais dependem de professores para ser médicos, engenheiros e etc.

Estão completamente certos em reivindicar os seus direitos, a sua valorização. Por outro lado, temos os estudantes de escola pública. Não tem condições de pagar um ensino privado(que é melhor que o público disparadamente... uma realidade que, segundo os meus pais e a hstória, outrora foi muito diferente) estão privados de terminar o ano letivo e o grande detalhe: Como esses estudantes irão prestar vestibular para uma Universidade pública? que condições esses alunos tem?

É triste a realidade de meus colegas, porque vim de escola pública também. Até quando isso vai parmanecer assim? AGORA, tudo isso é nossa culpa. Somos nós quem escolhemos os nossos representantes, somos nós que decidimos quem estará lá em Brasília. Mas o que fazemos com o nosso voto? bem simples: trocamos por uma cesta básica, porque o candidato me deu bloco para levantar a minha casa, porque ele/ela é bonitinho... Gente, pelo amor de Deus, precisamos ter consciências das coisas. Quando vamos abrir os olhos e ver que URNA não é lixeira?

Não jogue a oportunidade de mudar fora! Saúde, Segurança e Educação são base de qualquer nação e a nossa, infelizmente, está um LIXO. Nada funciona da forma como devia ser.

O que me resta fazer é torcer para que isso acabe o mais depressa possível. Pare para imaginar: se com educação de qualidade já está difícil manter esses futuros homens e mulheres fora da criminalidade, o que posso falar quando não temos nem uma mísera educação básica que preste?

Mas pelo visto, os governos preferem criar criminosos e construir cadeias, do que formais profissionais que colaborem com o cresciemnto do país e gerar uma nação forte e de pessoas de bem. Essa é a realidade de nosso Brasil!

0 comentários:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui...